terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pollyana articula criação da
Escola Embraer em Taubaté


Vereadora do PPS visitou as instalações da unidade em São José dos Campos;
Instituto atende apenas estudantes que cursaram escola pública

Unir forças para criar uma unidade escolar do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa em Taubaté. Foi com este objetivo que a vereadora Pollyana (PPS) visitou nesta terça-feira, 28, as instalações da Escola Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos. A unidade de ensino médio, criada em 2002, recebe apenas estudantes que cursaram o ensino fundamental em escolas públicas.

Pollyana é recebida por alunas do terceiro ano da
Escola Embraer, moradoras em Taubaté
O diferencial do projeto pedagógico da Escola Embraer são os critérios estabelecidos para atingir a excelência em educação; melhoria da gestão escolar; inclusão social; empreendedorismo e voluntariado. Quesitos pouco valorizados nas instituições de ensino tradicionais que para o Instituto são considerados princípios básicos para uma educação de qualidade. A unidade foi a primeira colocada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008, apenas seis anos depois do início das atividades.

Por ano, seiscentos estudantes são atendidos pela Escola Embraer. Os alunos são submetidos a um vestibulinho, considerado um dos mais concorridos da região: média de 20 candidatos por vaga. Cada um dos aprovados custa R$ 1.400 por mês, o que representaria, no total, investimento de R$ 10 milhões por ano. O colégio ainda oferece transporte, alimentação, uniforme e material didático e não possui nenhum incentivo fiscal dos governos Federal, Estadual ou Municipal, segundo a direção.

De acordo com o Instituto, cerca de 20% dos estudantes do colégio moram em Taubaté. “Depois de São José dos Campos, que é a cidade sede, Taubaté é o município onde temos a maior demanda por estudantes desde que a unidade entrou em funcionamento”, disse o diretor superintendente do Instituto Embraer, Pedro Ferraz. Ele acredita que a estrutura oferecida pelo Instituto Embraer e a credibilidade adquirida em pouco tempo são os principais motivos para atrair os jovens.

Ao lado do diretor-superintendente do Instituto, Pedro Ferraz,
Pollyana observa quadro de alunos formados em 2011
Os alunos participam de aulas práticas em laboratórios superequipados de engenharia, humanas e biomedicina, por exemplo, patrocinados por empresas do setor privado. A ideia é estimular os jovens a encontrarem o ramo profissional a que pretendem seguir. O projeto pedagógico do Instituto contempla anualmente 6 mil horas/aula ao ensino médio; 4.200 horas/aula à excelência acadêmica (preparação para ingressar na Universidade); 800 horas/aula à orientação profissional e mil horas/aula à formação cultural, social e ambiental.

O índice de aprovação dos alunos em vestibulares de universidades públicas e privadas é um dos mais altos do país: 83% passam em universidades públicas e 100% nas universidades particulares. Para o estudante do 3º ano, Jean Wellington, a escola contribui para o aluno chegar preparado na faculdade. “Para nós, a universidade será uma extensão da escola. Aqui descobrimos na prática a profissão que queremos seguir, usufruindo dos laboratórios e conversando com os professores, e iremos aplicar essa bagagem na graduação, com conhecimento do curso que escolhemos”, afirmou.

A vereadora Pollyana quer buscar meios para viabilizar a criação de uma unidade da Escola Embraer para os estudantes de escolas públicas de Taubaté. “Acredito que não teremos dificuldades em implantar uma unidade no município desde que haja atitude, vontade política e parceria com a iniciativa privada. Esse será o nosso compromisso: estabelecer meios para que o Instituto Embraer instale uma escola em Taubaté”, disse.

O diretor superintendente do Instituto Embraer, Pedro Ferraz, disse que está disposto para ampliar o debate sobre a criação da unidade em Taubaté. “Se tivermos a garantia da parceria público-privada, o Instituto poderá incluir a cidade em um planejamento de extensão de nossas unidades”, destacou. Além de São José dos Campos, o Instituto Embraer de Educação e Pesquisa possui unidades escolares em Botucatu e Gavião Peixoto (região de Araraquara), no interior do Estado.

4 comentários:

  1. Não acho que um Colégio da Embraer somente para atender à cidade de Taubaté seja uma boa ideia. Além do fato de a unidade de SJC conseguir atingir esses alunos, o desempenho escolar e o nível intelectual dos alunos iria cair com uma seletiva de 200 alunos somente em uma cidade, assim como seria se a unidade de São José dos Campos atendesse somente alunos locais.

    ResponderExcluir
  2. vc falou que colegio embraer é pra quem estudou em escola publica, mas vejo gente fazendo cursinho preparatório pra tentar entrar la, pois o ensino publico não é suficiente, e lembrando pobre não tem condições de pagar cursinho.

    ResponderExcluir
  3. Embraer em taubte sem duvida é uma excelente oportunidade, não tenho nem o quee questionar, porem, a que publico atingiria, pois é como citou drianasou, pessoas fazendo preparatorio para entrar, e os de classe pobre, não teria direito dos mesmo?

    ResponderExcluir
  4. EM São José existe o casdinho, um curso preparatório gratuito ministrado por alunos do ITA sem fins lucrativos, que previlegia alunos de rede publica e de baixa renda.Poderiam fazer algo parecido por aqui isso ajudaria. Mas por favor continuem com este projeto que sem duvida seria muito bom para a cidade de Taubaté.

    ResponderExcluir